terça-feira, 10 de julho de 2007

SABER LIDAR COM A DIVERSIDADE.
Valéria Korik Franco.
Pedagoga Especializada DI – DA.
Psicopedagoga.

Na mesma proporção em que, felizmente, aumenta o acesso das crianças à escola, cresce a diversidade nas salas de aula.
Uma turma pode reunir crianças de diferentes classes, culturas, regiões, crenças. Elas respondem de modos distintos a conteúdos, objetivos e exigências - planejados para serem iguais para todos. O desafio, portanto, é não mascarar essas diferenças, mas valer-se delas para enriquecer o aprendizado e a vivência do grupo. A diversidade entre os indivíduos é uma condição da natureza humana e está sempre presente em qualquer abordagem pedagógica. Isso não significa que lidar com ela seja simples. Ainda estamos aprendendo a conviver com a diversidade, o caminho é refletir em grupo, partilhar, buscar se compreender. O que você deve é ter em mente é encontrar um equilíbrio entre objetivos comuns e necessidades pessoais de cada estudante. A busca desse equilíbrio não é fácil.. Nem toda diversidade, no entanto, significa desigualdade. É o caso das diversidades culturais, de aptidões específicas etc. Esses são aspectos individuais que enriquecem a convivência coletiva. A nós cabe ter sensibilidade para detectá-las e lidar com elas sem transformá-las em estigmas. Trabalhar com a diversidade é normal; querer fomentá-la é discutível; regular toda a variabilidade nos indivíduos é perigoso.
Quando as respostas da turma são desiguais em relação aos padrões de aprendizagem exigidos, é recomendável, além da revisão dos métodos de avaliação, adotar currículos flexíveis. Para isso é preciso definir claramente o que deve ser comum a todos e quais podem ser os conteúdos diferenciados. Finalmente,cabe a você cultivar conceitos como flexibilidade e a adaptação de pessoas diferentes a ambientes e objetivos comuns. O mais importante é não ficar no discursso, mas adotá-lo na prática.
Para lidar com a diversidade é essencial:
*definir o que é comum a todos e o que é particular em cada aluno;
*criar diferentes ambientes de aprendizagem;
*conhecer as particularidades dos alunos para estimular o interesse de cada um;
*diversificar o material didático;
*acompanhar a aprendizagem de cada aluno;
*trocar informações e opiniões com outros professores;
*não tentar mascarar nem destacar em excesso as diferenças dentro da turma.

Um comentário:

Rossoni disse...

Uma síntese exclente, advinda de uma análise de causa e efeito, por alguém que entende do assunto. Parabéns.

ERossoni