segunda-feira, 16 de julho de 2007

Avaliação Curricular para a Educação Infantil e Séries Iniciais em Função do Ensino Fundamental de Nove Anos.
. Valéria Korik Franco. Pedagoga Especializada D.I-D. A. Psicopedagoga.
E-mail: pedagogakorik@hotmail.com


Com base na Lei no. 11.274/2006, o Brasil ampliou o Ensino Fundamental,
atendendo crianças de seis anos no 1º. ano. Atualmente, vários sistemas de ensino estaduais e municipais estão desenvolvendo ou implantando o Ensino fundamental de nove anos.
Portanto mais crianças serão atendidas, com maiores oportunidades de acesso ao conhecimento. Com a ampliação do Ensino Fundamental, muitas questões precisam ser analisadas e reavaliadas,tanto as de caráter pedagógico,como as de caráter administrativo.Com essa ampliação, será necessário rever as funções da Educação Infantil, bem como das séries iniciais.
Cabe às escolas a adequação e a implantação de mais um ano no início da etapa escolar do Ensino Fundamental, o que deverá ocorrer até 2010.
A inclusão dessas crianças tem provocado algumas discussões acerca da idade, pois conforme prevê a lei, as crianças que freqüentam o 1º. ano do Ensino Fundamental de 9 anos deverão completar a idade de 6 anos até o inicio do período letivo. Alguns Conselhos Estaduais já deliberaram a alteração das idades, com recomendações e critérios diferentes. Cada escola deverá buscar apoio e orientações junto ao Conselho Estadual de Educação.
Vemos que aos educadores, não cabe somente uma discussão sobre a idade, mas sim, como atender as crianças.
Agora precisamos repensar a educação para essa faixa etária, pois não se trata apenas de repassar os conteúdos e programas da última etapa da pré-escola.
Também não podemos adiantar a escolarização da 1º. Série do Ensino Fundamental de oito anos, para este nível de ensino. Portanto, é preciso rever os currículos, como também, a reorganização dos tempos e espaços escolares, as formas de ensinar, de aprender e avaliar.
Temos que lembrar o Ensino Fundamental de 9 anos vem para garantir o atendimento de crianças a partir de 6 anos. Precisamos repensar nas concepções de infância, promovendo para o 1º. ano várias situações educativas que permitam a criança o brincar, o pensar, por meio de situações que levem a descoberta do meio natural e social aproximando da aquisição da escrita, o acesso a todas as manifestações culturais e artísticas.
Portanto, devemos repensar sobre quais os saberes escolares que atenderão os alunos em cada etapa escolar, tanto na Educação Infantil, como nos primeiros anos do Ensino Fundamental.
Para organizar os currículos escolares, teremos que refletir sobre algumas questões:
- O que é preciso ensinar na Educação Infantil?
- Qual a diferença entre o currículo da última etapa da pré-escola e do 1º. ano do Ensino Fundamental de nove anos?
- A quem cabe a tarefa de educar as crianças do 1º. ano do Ensino Fundamental?
- Como deve ser os espaços escolares do 1º. ano do Ensino Fundamental?
- Qual a metodologia adequada que respeite as diferenças entre as crianças?
- Quais os referenciais curriculares que o professores do 1º. ano deverão utilizar?
Nosso referencial é que na Educação Infantil, o atendimento as crianças se limita até os cinco anos de idade, por isso precisamos rever os critérios da seleção de conteúdos, do processo avaliativo. Os princípios, as competências e habilidades a serem desenvolvidas. Oferecer oportunidades para que a criança descubra o mundo, investigando com o seu olhar e com a contribuição de adultos, para ter possibilidade de um desenvolvimento tanto cognitivo, quanto afetivo,social e físico.
Nos anos iniciais do Ensino Fundamental é necessário que as instituições de ensino ofereçam possibilidades educativas que permitam á criança o acesso ao mundo letrado, o desenvolvimento da competência comunicativa e do raciocínio lógico, atividades que abranjam os processos formativos, dando acesso ao conhecimento e a cultura.
A ampliação do Ensino Fundamental assegurará as crianças que ainda não freqüentavam a Educação Infantil, a terem acesso ao conhecimento mais cedo, pra que de forma autônoma, crítica, participe da sociedade. O aumento de tempo não significa que devemos interromper a infância, e sim incluir a criança para que desde cedo ela aprenda a valorizar a vida, preservá-la e ter o direito de viver melhor.





"Ninguém educa ninguém. Ninguém se educa sozinho. Os homens se educam juntos, na transformação do mundo. (PAULO FREIRE).

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